domingo, 14 de novembro de 2010

Uma Boa Iniciativa


Nao sei se ja deram conta, mas à cerca de um ano foi criado e está em actividade em alguns pontos do País o Programa Nacional de Marcha e Corrida, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desporto,Federação Portuguesa de Atletismo e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
É de louvar a criação deste tipo de projecto, para que possa começar a existir em Portugal outro tipo de cultura desportiva, que leve a combater o sedentarismo que se foi enraizando na população portuguesa.
Felizmente de à uns tempos para cá, ja começam a existir sinais que algo está mudar, cada vez mais se vão vendo pessoas (sozinhas ou em grupos) a fazer a sua caminhada e a faze-lo com cada vez mais regularidade.
Assim como também está a crescer assinalavelmente o número de praticantes da Corrida.
Nao posso deixar de registar a participação de mais 1100 pessoas na ultima Maratona Cidade do Porto, por aqui dá para perceber que a mentalidade portuguesa em relação a participação nesta distancia mitica do Atletismo, está também a mudar.
De salientar também a forte adesão, em alguns dos grandes eventos do Atletismo que se realizam a nivel nacional como são por exemplo a Mini Maratona de Lisboa,Mini Maratona de Portugal(Ponte Vasco da Gama), Corrida do Tejo ou a Corrida do Dia do Pai (Porto).
Uma participação que cada vez mais acaba por ser feita com outra mentalidade que nao aquela que existia à alguns tempos atrás, em que a maioria dos participantes apenas aderiam, fruto das boas campanhas de divulgação ou pela curiosidade de por exemplo atravessar as duas pontes (25 de Abril e Vasco da Gama) a pé e passavam os outros 363/64 dias do ano "reféns" da sua rotina diária(casa-trabalho-casa) sem se preocuparem minimamente com a actividade fisica.
Agora os habituais participantes neste tipo de iniciativas, ja começam a ter outro tipo de cuidados em relação a sua actividade fisica, o que veio contribuir para o aumento dos praticantes da caminhada e corrida.
É desta forma que o nosso País, está a caminhar para uma melhor mentalidade em termos de cultura desportiva, ao nivel do que ja acontece em grande parte dos Países da Europa, em que ja existe, fruto deste tipo de politica, uma qualidade vida acima da média!
Aproveitando este assunto quero deixar aqui a excelente iniciativa do "Dia dos Treinadores de Atletismo" que decorreu no passado Sábado em Nijmigen na Holanda, em que uma Universidade Local acolheu cerca 1000!!! participantes, e no qual estiveram presentes os amigos da Blogsfera "Xavier e Amélia" que descreveram no seu espaço como tudo se processou(ler aqui).

2 comentários:

Unknown disse...

Felizmente que já se dão alguns passos em matéria de retirar as pessoas do sedentarismo, equipados de faca e garfo em frente do prato!!!

Mas ainda terão de mudar muitas mentalidades.
Conforme eu vi no passado sábado em Nijmegen, 1000 treinadores e pessoas ligadas ao treinamento de atletismo e corrida em geral, foi fantástico. E depois quando se escuta que existem ligados à corrida cerca de 1,3 milhões de pessoas neste país é como ser cerca de 10% da população (15 milhões) ,e quando teremos em Portugal 5% da população ???

Um abraço
dos Xavier's

Runnerboy79 disse...

Sim ja começa existir, tal como eu referencei neste post, muitas pessoas a aderir à caminhada e gradualmente a ter conhecimento do que é o fenomeno do "Mundo da Corrida" que so quem está dentro dele, o poderá entender.Á cinco anos atrás eu ia treinar ás 6h45 da manha para o Parque que tenho aqui perto de minha casa, e nessa altura, era so eu a natureza que o envolve, como costumava comentar "Vou dizer bom dia aos patos e ás lebres que por la andam" agora já é um pouco diferente!Ja consigo dizer bom dia a varias pessoas(ainda nao sao muitas) que também ja por la andam a correr ou andar a essa hora.Aos poucos esta-se a conseguir "moldar" determinadas mentalidades, agora é preciso q haja cada vez mais, uma melhor e maior forma de divulgação de iniciativas como é exemplo do Programa Nacional de Marcha é Corrida.A ideia é boa, falta apenas um pouco mais de promoção, nomeadamente nos meios de comunicação social (TV,Rádio e Jornais).