terça-feira, 1 de maio de 2007

Um belo dia 1º de Maio


O dia começou bem cedo, levantei-me ás 7h30, afim de me preparar para participar na minha primeira Corrida do “1º Maio” em Lisboa, em muitos anos que já tenho de atletismo, nunca tinha feito esta mítica prova. Mais uma vez contei com a companhia do meu amigo Rodrigo Silva, (o homem da Operação Sereia) e Medhi Yacubi (O homem das ultra-maratonas).
Em relação a minha participação na prova, fui 4º na geral, a vitória foi para o queniano que havia sido 2º na Corrida do Metro no passado Domingo Kipruto Rotich, na 2ª posição surgiria o meu amigo e colega de treino Eduardo Mbengani (Marítimo) com o muito experiente e já veterano nestas andanças Alberto Maravilha (Conforlimpa) a alcançar o ultimo lugar do pódio. Foi uma luta interessante ao longo da prova, no qual ainda se incluem principalmente João Marques (Conforlimpa – 5º), Artur Santiago (Caixenses – 6º) e Bruno Fraga (Reboleira – 7º). Após a passagem na zona da Alameda (imenso publico a aplaudir), com o atleta queniano já completamente isolado desde do início, ficaria formado o grupo que iria lutar pelos 2 últimos lugares do pódio, composto por mim, Eduardo Mbengani e Alberto Maravilha. Numa luta na qual sai a perder no último km, para os outros dois atletas, tendo ainda que lutar na parte final com o João Marques que acabou fazer uma boa recuperação na parte final da prova.
No sector feminino, vitória para Beatriz Cunha(Joma), com a 2ª classificada a ser a veterana Lucília Soares(SL Benfica) e Susana Adelino(CCD CM Loures) a completar o ultimo lugar do pódio.
De realçar mais uma vez a forte participação dos atletas da “alta manutenção” que mais uma vez encheram as ruas da capital.
No total concluíram brilhantemente 801 atletas, apenas de lamentar mais uma vez falta de civismo do povo português para com atletas ao longo da prova, muitas vezes nem sequer incentivando, antes mandado “bocas sem nexo”, valeu isso sim o apoio dado por alguns turistas que de passagem por Lisboa, ao aperceberem-se do que estava acontecer, aplaudiam, incentivavam e até aproveitavam para tirar fotos ao longo prova. (a excepção à regra foi na zona da Alameda, onde se encontrava uma boa moldura humana, aplaudir e incentivar os atletas à sua passagem pelo local). Infelizmente é nestes momentos que se vê cultura desportiva deste País.

Após o final da prova, eu e os meus companheiros de jornada, rumámos à “Quinta da Vitória” na Sobreda, afim de um retemperado almoço (“Rodízio de Carnes”), com outros companheiros do “Mundo do Atletismo”. Quase todos compareceram à chamada, alem de nós estiveram presentes, Carlos Alpoim, Carlos Graça, David Fernandes, David Rosa, José Ramalho(Corrida 100%), Nelson Cruz, Nuno Porto e Pedro Pessoa. Uma boa forma de convívio entre todos aqueles que habitualmente fazem o seu treino ao final de mais um dia de trabalho na Pista Municipal da Sobreda. Espero que no futuro seja possível efectuar este tipo de encontros entre amigos que tem em comum a “paixão pelo atletismo”, incutida na sua forma de ser e estar na vida. Ficam aqui algumas fotos do repasto.




GP Prémio José Lourenço – Arruda dos Vinhos

Também esta manha disputou-se, na Arruda dos Vinhos o IV GP José Lourenço (resultados completos), no sector Masculino vitória para Hermano Ferreira (Maratona) seguido de Manuel Silva (Conforlimpa) e Luís Pinto (FC Porto), no sector Feminino vitória para Sandra Pinto (Marítimo) com Graça Soares ( UR Dafundo) a ser 2ª e Vera Nunes (SL Benfica) a surgir na 3ª posição.

3 comentários:

Rodrigo Silva disse...

Eu hoje nem consegui jantar...Acho mesmo que ainda tenho picanha na boca do estomago.
Abr.
Rodrigo

Rodrigo Silva disse...

...Já agora aproveito para dar os meus parabens ao David Fernandes que ganhou a milha de Fernão Ferro que se disputou hoje, bem como ao Carlos, ao Ramalho e ao Nuno, tudo malta que foi ao podium.

Anónimo disse...

pois e ,ricardo.eu e o el coxo la tivemos que ir treinar a chuva depois deste almoço bastante longo.fiz 1h20 mas nem me custou nada...tou a caminhar para um bom momento!faltam alguns kms e kilos...parabens pela brilhante classificaçao numa distancia que (ainda)nao e a tua.e ja agora felicito a malta das milhas,que dignificaram o pessoal da pista da sobreda.
david rosa