segunda-feira, 23 de julho de 2007

Um FDS em cheio!

À duas semanas atrás após o final da prova em Torres Novas, foi-me entregue o panfleto a anunciar a realização do 5º GP Atletismo de Santiago da Guarda (Ansião) no dia 22 de Julho. Como estava previsto deslocar-me a Leiria no dia 21 de Julho, para um encontro anual de Primos (uma boa tradição familiar), sabia que ficava bem perto, então decidi inscrever-me para participar nessa prova.
Depois de ter passado o Sábado em convívio com a Família, no Domingo de manhã arranquei do local onde habitualmente costumo passar as minhas férias, em Amoreira no Concelho de Pampilhosa da Serra, a viagem até ao local da prova fez-se em pouco mais de 30 minutos.
Só no dia anterior fiquei a saber como chegar a Santiago da Guarda, estava espera de encontrar mais uma de muitas aldeias perdidas no interior do nosso País, mas ao contrário do que esperava, enganei-me, pois trata-se da maior freguesia do Concelho de Ansião no Distrito de Leiria e onde se destaca um imponente Solar dos Condes de Castelo Melhor, considerado Monumento Nacional, que segundo se consta terá sido construído, durante a 2ª metade do Sec.XV.
Em relação ao GP de Atletismo, pela 2ª vez consecutiva no espaço de 2 semanas, as coisas correram-me de feição, voltando a repetir a vitória alcançada no GP do Almonda em Torres Novas, no qual Alberto Almeida (Valongo Vouga) foi novamente 2º classificado, ficando a 3º posição para Messias Dias (Marinhense).
A prova foi corrida na distância de 6900 metros, 3 voltas a um percurso de 2300 metros, em redor da localidade. Dado o tiro de partida, coloquei-me mais uma vez na frente, tendo desde logo na primeira volta imposto ritmo suficientemente forte, afim de fazer uma primeira selecção, ao final da 1º volta formou-se um grupo de oito atletas, que durante a 2ª volta à medida que ia forçando o andamento na frente ia ficando reduzido, até ficar apenas na companhia de Alberto Almeida (Valongo do Vouga).Foi então que um pouco antes da entrada para ultima volta ao percurso, ataquei mesmo com a intenção de me isolar, o qual foi suficiente para ganhar vantagem, que me permitiria alcançar a minha 2ª vitória consecutiva em provas de estrada esta época.
No sector feminino vitoria para Dina Malheiro (Ferreira Zêzere) que também havia ganho à duas semanas em Torres Novas.
Agora vou entrar na minha última semana de treino, antes concluir a época com a presença nos 5000m dos Campeonatos de Portugal, no próximo Sábado no Estádio Universitário em Lisboa.

2 comentários:

Luis Almeida disse...

Parabens campeão, assim é que eu te gosta de ver cheio de moral e a vencer.
Agora nos 5000mts tenta apanhar aquele grupo do teu record pessoal já agora acabavas a época em beleza.
Um abraço e boas férias...

Luis Almeida

Nuno disse...

Força ai nas "canetas" para os 5000 metros.

Boa sorte

maratonazinha