sábado, 3 de março de 2007

Portugueses no Europeu de Pista Coberta


Olá amigos, antes de mais devem ter estranhado a minha ausência ao longo da semana, sem ter postado neste blog, infelizmente por motivos profissionais, esta semana não me foi possível deixar aqui umas palavrinhas.
No momento em que estou a escrever está a decorrer a final do concurso de Salto em Comprimento dos Campeonatos da Europa de Pista Coberta em Birmingham (Inglaterra), que conta com a presença de nossa bem conhecida Naide Gomes.
Entretanto já decorreu a final do Triplo Salto no qual esteve presente Nelson Évora, que se classificou na 5ª posição com 16,97, o que na minha opinião não se pode considerar uma desilusão, pois de qualquer das maneiras com este resultado o atleta português classificou-se entre os 5 melhores europeus, mas de certeza que amanha os órgãos de comunicação social vão achar que foi uma desilusão! Não nos podemos esquecer que os atletas são ser humanos, não são maquinas e sempre à dias melhores e dias piores. Por isso deste modo endereço desde já os meus Parabéns ao Nelson e ao seu treinador João Ganço!
Já hoje da parte da manha estiveram presentes nesta mesma competição, Sónia Tavares(na foto), nas Eliminatórias dos 60 metros(7º - 7,58).Já tive oportunidade de ler o blog da revista atletismo, em que basicamente o jornalista António Flor critica a convocação da atleta, por não se encontrar em forma, são estas criticas da parte dos jornalistas que me irritam. Independentemente do resultado, o importante acima de tudo foi a participação por mérito próprio (não nos esqueçamos que conseguiu alcançar os mínimos exigidos), mas antes de criticarem deviam perceber as condicionantes que a levaram a não estar no seu melhor momento de forma. Além do mais deve-se realçar que esta é a primeira presença, da jovem atleta em grandes competições internacionais e sem dúvida que apesar de não estar em forma a sua presença acima de tudo acaba por ser um prémio pelos resultados obtidos e é uma forma de motivar esta jovem atleta.
A outra presença lusa desta manha foi de Eleonor Tavares (11ª - 3,75) na prova de qualificação Salto com Vara, no qual sem duvida não esteve ao seu melhor nível, mais uma vez apesar de tudo é de enaltecer o esforço e a presença desta atleta, numa disciplina no qual Portugal apesar de existirem grandes progressos ao nível de atletas e métodos de treino, nunca foi uma grande potência internacional.
Na jornada de ontem esteve presente Susana Costa(11ª - 13,43) na qualificação de Triplo Salto, apesar de não ter alcançado os exigentes os mínimos da FPA, esteve presente pelo merecido prémio de ter batido recentemente o record nacional(13,49) da disciplina, que datava de 1990 (Ana Oliveira com 13,46).Esteve muito bem o seleccionador nacional ou decidir convoca-la para esta competição.
Também no dia de ontem esteve presente Maria do Carmo Tavares na prova de qualificação dos 800 metros, onde iria a ver-se envolvida numa queda provocada por outra atleta o que não lhe permitiu concluir a prova. Mas felizmente após protesto da delegação portuguesa, a atleta foi repescada para a meia-final entretanto também já realizada(7ª - 2,09,75) longe do seu melhor, eu não vi a prova, mas de certeza que correu hoje ainda com as mazelas provocadas pela queda do dia de ontem.
Entretanto enquanto estou acabar de escrever este post Naide Gomes na final do Salto em Comprimento acaba de ao 5º ensaio, bater o record nacional com 6,89(melhor marca mundial do ano!) e está na liderança da prova desde do seu primeiro ensaio.
Deste modo para finalizar este post resta-me dizer que Naide Gomes é Campeã da Europa de Salto em Comprimento em Pista Coberta.Parabéns!

1 comentário:

Rodrigo Silva disse...

Saudações. Custou como o diabo ver os 1500 e 3000 masc. e fem. sem qualquer presença portuguesa, e ainda por cima ver um podium todo espanhol nos 1500... Enfim como tu dizes algo vai mal no atletismo português, Parabêns a "nossa Deusa" Naide e ao grande Nelson Evora que um dia há de ser campeão !!!

ps: Querem um nome para a pista da sobreda ? é fácil: Naide Gomes