sábado, 25 de agosto de 2007

Osaka Dia 1


Durante a realização dos 11ºs Campeonatos do Mundo de Atletismo, que decorrem entre 24 de Agosto e 2 de Setembro em Osaka no Japão, vou aproveitar este espaço para falar sobre a participação portuguesa nesta competição. Espero servir de complemento à muita informação, que por estes dias vai existir nos órgãos de comunicação social, que infelizmente por vezes não é dada da maneira mais correcta, muitas vezes desprestigiando a modalidade.


O primeiro dia de competição(resultados completos) arrancou bem cedo, devido a realização da Maratona Masculina, que também contava para Taça do Mundo em termos colectivos, e onde Portugal se apresentava com 5 atletas, Alberto Chaiça, Hélder Ornelas, Luís Feiteira, Luís Jesus e Paulo Gomes.
Logo a partida para esta prova Portugal sofreu a primeira contrariedade, ficando privado da prestação de Luís Jesus a contas com uma gastroenterite viríca (39º de febre), não lhe permitindo assim dar o seu contributo à equipa portuguesa.
Foi uma Maratona que decorreu debaixo de condições atmosféricas muito específicas, 27º de temperatura à partida dada ás 7h da manhã, hora local, (23 horas em Portugal) aliado aos 75% de humidade, que entretanto viria a baixar para os 65% quando a temperatura já ameaçava atingir os 30º , uma hora depois do tiro de partida (quando estavam percorridos os primeiros 20 kms).
Mesmo para quem não esteja muito dentro da modalidade, da para perceber a grande dificuldade pelo qual passaram os 85 corajosos atletas que se apresentaram à partida no Nagai Stadium.
Mesmo com todas estas adversidades, não deixei de ouvir durante a transmissão na RTP 2, os comentários menos felizes feitos por Jorge Lopes, muitas vezes deitando abaixo o esforço que os atletas faziam perante aquelas condições! Só mesmo vindo de alguém que não sabe o que é correr, e que pensa que os atletas têm a obrigação se adaptar a todo o tipo de condições atmosféricas! Gostava de ver esse senhor mesmo dentro das sua limitações atléticas, a fazer uma prova em condições normais e depois enfrentar estas temperaturas, para sentir na pele o que os atletas sofrem.
É este tipo de pessoas que com este tipo de comentários, desprestigiam a modalidade.
Voltando a competição propriamente dita, foi uma prova lançada como é obvio em base muitas lentas, com muita gente na expectativa, em relação a prestação portuguesa, foi como seria de prever muito cautelosa, procurando estar integrados no grupo da frente, o primeiro português a ceder seria Hélder Ornelas, desistindo antes da passagem aos 25 kms, Paulo Gomes tentou andar sempre resguardado do grupo, mas nestas condições era difícil aguentar o andamento dos atletas da frente, mesmo passando por dificuldades conseguiu concluir a prova na 44ª posição com 2h32.02, o mesmo sucedendo a Luís Feiteira que terminou no 35º lugar (2h29.34). Quem ainda conseguiu acompanhar durante algum tempo as movimentações no grupo da frente, seria o meu amigo Alberto Chaiça, que também acabaria por ser vítima das condições em que a prova foi disputada, passando a certa altura por muitas dificuldades, terminando na 22ª posição (2h23.22).
Nestas condições, conseguir terminar, independentemente do resultado, é já por si uma vitória, por isso não se podia pedir mais a todos atletas que conseguiram acabar! Os tempos finais desta Maratona demonstram bem as dificuldades passadas por todos os atletas, no qual saiu vencedor o Queniano Luke Kibet com 2h15,59 seguido de outro atleta queniano entretanto naturalizado pelo Qatar, Mubarak Shami com 2h17,18 e com o surpreendente Suíço Vítor Rothlin(grande recuperaçao nos kms finais!) a ocupar a 3ª posição com 2h17,25. Colectivamente o Japão foi o vencedor da Taça do Mundo, no qual Portugal conseguiu a 8ª posição.
Não podia deixar aqui de fazer referência à prestação do meu grande amigo Nelson Cruz em representação de Cabo Verde, ele que acabou por ser um dos 28 atletas que se viram forçados a desistir.

A participação portuguesa nestes campeonatos em termos de provas realizadas dentro do Nagai Stadium, começou com a brilhante prestação da minha amiga e colega de equipa Sara Moreira(na foto) nos 3000 metros Obstáculos, que conseguiu a qualificação directa para final a realizar na próxima 2ª feira ás 20h20 (12h20 em Portugal). A participar na 2ª de 3 séries nas Eliminatórias que apuravam directamente as 4 primeiras de cada série e os 3 melhores tempos, Sara Moreira deu mais uma demonstração de garra e ambição ao terminar na 4ª posição com 9.44.01, depois de uma fantástica recuperação nos metros finais, acabando ao sprint com a 2ª classificada a polaca Wioleta Janowska (9.43.96) e com a Russa Gulnara Galkina (3ª - 9.43.98), relegando para 5ª posição a Jamaicana Korene Hinds (9.44.04).A vitoria nesta serie foi para espanhola Rosa Morató(9.43.48).Depois da medalha de Bronze nos Europeus de Sub-23 no mês de Julho em Debrecen (Hungria) e do 4º lugar nas Universiadas em Banguecoque (Tailândia) ja em Agosto, vai estar agora presente na final em Osaka e um lugar entre as 15 melhores do Mundo já ninguém lhe tira! Parabéns Sara!
Quem teve uma entrada com o “pé esquerdo” nestes Mundiais foi Francis Obikwelu, ao ser desclassificado logo nas Eliminatórias de 100m, devido a falsa partida, mais uma vez se demonstra, que por vezes também os melhores passam por momentos menos bons. Agora é esperar pela sua prestação na prova de 200m.
Ao seu nível mais uma vez esteve o sensacional Nelson Évora, a conseguir 17,22 ( melhor marca dos dois grupos) na qualificação para final do Triplo Salto a disputar também na próxima 2ª feira ás 20h30 (12h30 portuguesas).

Para finalizar a prestação portuguesa nesta primeira jornada esteve o meu grande amigo Edivaldo Monteiro(na foto) a participar nas eliminatórias dos 400 Metros Barreiras, presente 3ª de 5 séries que apuravam para Meia-Final directamente os 4 primeiros de cada série e os 4 melhores tempos .Mais uma vez esteve em grande nível, demonstrando que apesar dos seus 31 anos, continua em grande forma e ainda ao nível dos melhores do mundo na especialidade, conseguindo ser 4º classificado com 49.66, vencendo num muito apertado sprint(após brilhante recuperação nas últimas barreiras), o russo Aleksandr Derevyagin (49.66 – apurado por tempo) e o japonês Dai Tamesue (49.67). Este resultado é sem sombra duvida um excelente prémio para alguém sempre foi um exemplo do modo como se deve estar na modalidade, também não posso deixar de dar os Parabéns ao seu treinador de longa data o Professor João Ribeiro.
Amanha ás 21h45 (13h45 em Portugal), Edivaldo Monteiro vai estar mais uma vez presente na Meias Finais de uma grande competição internacional.
Amanha ca estarei para comentar o 2º dia de competiçao.

Sem comentários: