terça-feira, 28 de agosto de 2007

Osaka Dia 4 – Naide Gomes à beira das Medalhas

O 4º dia (resultados completos) de competições dos 11ºs Campeonatos do Mundo de Atletismo a decorrer em Osaka (Japão) contou com a presença de 4 atletas portugueses
Os 2 primeiros a entrar em acção foram o jovem Arnaldo Abrantes e Francis Obikwelu, este ultimo de volta à competição depois da sua desclassificação nas eliminatórias de 100m.
Estes dois atletas fizeram parte das eliminatórias dos 200 metros, que decorreram da parte da manha, (madrugada em Portugal), tendo Abrantes entrado em acção primeiro na 4ª de 6 séries que apuravam para os Quartos de Final, os 4 primeiros e os 8 melhores tempos, alcançando 5ª posição com 20.48, efectuando a melhor marca dos apurados por tempos e conseguindo bater o seu anterior record nacional de Sub-23 (20,74). Esta marca é também mínimo A para os Jogos Olímpicos de Pequim. Uma entrada com pé direito deste jovem atleta português na sua estreia numa grande competição no escalão de Seniores. De salientar que este atleta, tem já varias presenças internacionais nos escalões mais jovens.
Na ultima série desta 1ª eliminatória de 200 metros, entrou em acção Francis Obikwelu, que como era de esperar não encontrou dificuldades no apuramento, ficando na 4ª posição com (20,61).
Já ao cair da noite em Osaka, realizaram-se os Quartos de Final dos 200 metros, Obkiwelu fez parte da 3ª de 4 séries que apuravam para Meia-Final os 4 primeiros de cada série, mais uma vez, sem muita dificuldade alcançou a 3ª posição com 20.38, a sua melhor marca do ano na distancia.
Na última série destes Quartos de Final de 200m, foi a vez de entrar em acção Arnaldo Abrantes, sendo 5º (20.82), ficando assim, como já era previsível, fora da Meia-Final a realizar amanhã 22h20 locais (14h20 portuguesas). De qualquer forma, foi mais uma excelente actuação deste jovem atleta, cuja sua presença, foi um excelente prémio, pela brilhante época que efectuou este ano, no qual fez parte da equipa Vice-Campeã da Europa de Sub-23 nos 4x100 metros. Esta prestação veio provar, que Portugal na velocidade afinal não é só Obikwelu, felizmente fruto de um grande trabalho, que está a ser efectuado nos últimos anos, temos por cá jovens de grande valor no sector da velocidade.
Também durante a parte da manhã em Osaka, entrou em Acção Vânia Silva na qualificação do Lançamento Martelo, o qual não esteve ao seu melhor nível, obtendo a 16ª posição do seu grupo de qualificação com 61,81, de qualquer forma, é de louvar a presença desta atleta numa competição como esta, este é outro dos sectores em franca ascensão no nosso País, nunca fomos tradicionalmente fortes a nível internacional neste sector, mas pelo menos conseguimos ter alguém a competir com as melhores do Mundo.
A finalizar a participação Portuguesa na 4ª jornada, esteve Naide Gomes, que participou na Final do Salto em Comprimento, com aspirações legitimas em tentar alcançar uma das medalhas e bater o seu próprio recente record nacional (7,01), acabou por alcançar o 4º lugar com 6,87, mesmo assim acabou por não ficar muito longe das 3 primeiras, por sinal todas da Rússia, Tatyana Lebedeva (7,03), Lyudmila Kolchanova(6,92) e Tatyana Kotova(6,90).
Mais uma vez Naide Gomes provou que esta entre a Elite Mundial do Salto em Comprimento. Parabéns!

Sem comentários: