quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Osaka Dia 5

O dia de hoje em Osaka , relativamente à 5ª jornada (resultados completos) dos 11ºs Campeonatos do Mundo de Atletismo, começou na parte da manhã com a participação de Sílvia Cruz, na Qualificação do Lançamento do Dardo. A atleta portuguesa fez parte do Grupo B, num apuramento que se adivinhava difícil, dada grande valia das concorrentes em prova, e devido ao facto de ser a estreia Absoluta desta atleta num Campeonato do Mundo.
De qualquer maneira acabou ter uma prestação ao seu nível, concluindo o concurso na 15ª posição entre as 32 atletas inscritas, com a marca de 58,53 metros, não muito longe do seu recente record nacional (59,74). Mais uma grande estreia, desta atleta que este ano conseguiu progressos assinaláveis nesta especialidade, e é mais um sinal que este sector está também em franco desenvolvimento, devido ao excelente trabalho efectuado nos últimos anos pelos responsáveis do sector. Se não estou enganado (se o estiver agradeço que me corrijam) Portugal nunca teve uma lançadora de Dardo presente num Campeonato do Mundo, por aqui dá para a ver a evolução que esta especialidade tem tido não só ao mais alto nível, mas também ao nível da formação, onde alguns bons jovens valores começam a despontar.
Na 2ª parte desta jornada, já ao final do dia em Osaka, entrou em acção Jessica Augusto, nas eliminatórias de 5000 metros, no qual eram apuradas para final as 5 primeiras de 2 séries e os 5 melhores tempos. A atleta portuguesa correu na 2ª série já após saber o resultado da 1ª série, o qual foi lançada em bases muito rápida com a 5ª atleta a terminar em 15.07.47.
Mais uma vez Jéssica não se deixou atemorizar e ao seu melhor estilo, pegou na corrida durante os 3 primeiros kms, e foi à luta por um lugar na final, acabando por ser 8ª classificada com 15.21.43, e obtendo desta forma através da qualificação por tempos, um lugar na Final dos 5000m que se realiza Sábado ás 20h30 locais (12h30 em Portugal).
A finalizar mais um dia de competição, entrou em acção Francis Obikwelu para participar na 1ª de 2 series da Meia-Final de 200m, que apuravam para Final apenas os 4 primeiros.
Desta vez Obikwelu acabou claudicar na parte final, acabando na 5ª posição com 20.40 e ficando desta forma fora da Final de 200 metros, que terá a curiosidade de apenas contar com a presença de um atleta europeu, o Grego Anastasios Gousis.
Esta prova não era principal aposta de Francis Obikwelu, ele que poucas vezes este ano competiu nesta distância, de qualquer forma não deixa de ser um bom resultado para as cores lusas. Espero não ouvir falar em “desilusão” ou “tragédia” por parte dos habituais críticos do atletismo português após este desempenho. Pois nesta competição estão somente os melhores do mundo, ou será que é mau conseguir o 10º melhor tempo numa Meia-Final entre 16 atletas? Fica a questão…
Devido ao facto de amanha não haver portugueses presentes em competição, apenas estarei de volta na 6ª feira.

Sem comentários: