domingo, 26 de agosto de 2007

Osaka Dia 2

Tal como ontem, começou bem cedo (8h00 da manhã) a prestação Portuguesa no 2º dia (resultados completos) dos 11ºs Campeonatos do Mundo de Atletismo em Osaka (Japão) com a participação de 2 portugueses nos 20 kms marcha.
Mais uma vez o calor foi principal adversário dos atletas, desta forma João Vieira acabou concluir a prova na 25ª posição com 1h27.44 enquanto que o seu irmão Sérgio Vieira desistiu antes da passagem aos 15kms. A vitoria na prova sorriu ao grande candidato Jefferson Perez (Equador) com tempo de 1h22.20, seguido de Francisco Javier Fernandez (Espanha) com 1h22.40 que ultrapassou já sobre a linha meta Hatem Ghoula (Tunísia) que acabou com o mesmo tempo do atleta espanhol.
Já era noite em Osaka (20h00) quando entrou em acção Elisabete Tavares na qualificação do Salto com Vara, acabando por se classificar na 17ª e ultima do Grupo B com 4.05 metros.
A sua presença nesta competição foi um prémio pela obtenção seu recente record nacional (4.32 metros) no passado mês de Julho. Ficou muito longe da tentativa de bater o seu record , que mesmo assim não lhe daria acesso à final. Convém lembrar os mais desatentos que Portugal nunca foi muito forte nesta especialidade! Mesmo assim já é muito bom conseguir ter uma atleta a participar com as melhores do Mundo.
A finalizar a participação portuguesa neste 2º dia de competição, esteve o meu velho amigo Edivaldo Monteiro, na 2ª de 3 séries da Meia-Final, que apuravam para a final apenas os 2 primeiros de cada série mais os 2 melhores tempos. O atleta português ficou na 5ª posição, alcançando a sua melhor marca do ano (49.31) que também é mínimo para os Jogos Olímpicos a realizar em Pequim no próximo ano. Foi mais uma excelente prestação deste experiente atleta, confirmando mais uma vez, que apesar de não ser profissional, continua a estar entre os melhores do Mundo. Parabéns “Edi”!

Sem comentários: