domingo, 2 de dezembro de 2007

Já lá vão 10 anos!!!

Parece que foi ontem…mas não já passaram 10 anos após o dia de inauguração (23 de Novembro de 1997), da Pista Municipal de Atletismo da Sobreda, no Concelho de Almada, uma importante infra-estrutura para modalidade, ainda para mais sendo a primeira pista sintética de Atletismo construída no Distrito de Setúbal, algo que veio dar uma “lufada de ar fresco” ao Atletismo que até então se praticava na região, tanto mais que até esta data a grande maioria das provas organizadas pela Associação de Atletismo de Setúbal, disputavam-se na velha pista de cinza gentilmente cedida pelo CEFA (Centro Educação Física da Armada) nas instalações do Arsenal do Alfeite (C.Piedade).
Antes da existência desta Pista no concelho de Almada, quem quisesse treinar, principalmente os atletas das chamadas disciplinas técnicas (Saltos e Lançamentos) e da velocidade, treinava na rua (um pouco a balda!) ou num Pavilhão Desportivo, ou então tinham que se deslocar para Lisboa, assim também acontecia com os atletas de Meio-Fundo e Fundo quando queriam fazer o seu treino mais específico.
Mas para a construção desta pista por parte da Câmara Municipal de Almada, foram necessários muitos anos de esforço e dedicação por parte de dirigentes, técnicos e atletas de Clubes do concelho de Almada (habituais participantes no Troféu de Atletismo Cidade de Almada), que com os seus desempenhos e resultados, muita força fizeram para que um dia esta Pista se torna-se realidade.
A pista foi inicialmente pensada única e exclusivamente para prática do Atletismo (treinos e provas) e para jogos de Râguebi ou Rugby como preferirem, (quando houvesse disponibilidade) ou seja era dada prioridade a quem lhe deu o nome e muito lutou para que fosse construída, o Atletismo!
Agora passados dez anos após a sua inauguração, a pista começou de à uns anos a esta parte, a ser tomada de “assalto” por outras modalidades, Futebol (Escolinhas), Râguebi(Rugby) como preferirem e mais recentemente pelo Basebol!
Desta forma, a confusão começou a reinar naquele espaço, consequência disso, os praticantes de atletismo, começaram a ver invadido um espaço, onde até esse momento, podiam efectuar o treino, desfrutando das boas condições que a pista oferecia para pratica da modalidade.
Hoje em dia para se poder treinar na pista, que é onde a maioria dos atletas põem em pratica o seu processo de treino, tem que tomar cuidado para não levar com bola de Futebol, Râguebi (Rugby) ou Basebol!!!, para já não falar nos muitos praticantes dessas modalidades que se atravessam “à toa” na pista, não se importando com quem está a passar e a efectuar o seu treino. Mas o que mais me irrita é eles pensarem que sao os donos daquele espaço, nao tendo muitas vezes o minimo o de respeito.(A culpa nao é deles, é de quem os la deixou entrar!)
Felizmente até agora nenhum acidente grave aconteceu, mas esta situação é impossível continuar por muito mais tempo, ou será que estão a espera que uma bola de Basebol ou Râguebi (Rugby) acerte em alguém? Por acaso alguém com dois dedos de testa já pensou que muitas das crianças, praticantes de atletismo, que diariamente frequentam a aquele espaço, arrisca-se algum dia a levar com uma bolada? E depois como é, de quem é a culpa???
Infelizmente parece que os senhores responsáveis da Câmara Municipal de Almada, ainda não se devem ter apercebido do grave erro que cometeram, ao deixar que a situação naquele espaço chegasse ao ponto a que chegou, já ouvi uns boatos que a partir do próximo ano, a sua utilização vai começar a ser paga, e depois como vai ser?
Vou aguardar por desenvolvimentos em relação a esta questão, e futuramente irei aqui dar a minha opinião em relação a este assunto.
Fico a espera dos vossos comentários!

2 comentários:

Rodrigo Silva disse...

Totalmente de acordo.
Temos de fazer qq coisa formal em relação a esta situação.
Falamos breve
Rodrigo

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Concordo também com o que o Ricardo diz!

Apesar de hoje (ao contrário do passado), só muito esporadicamente utilizar a pista, já há um bom (demasiado) tempo essa situação se verifica.

Que fazer? Não sei. Mas que é situação que não me agrada nada, é! E no Inverno à noite (a partir das 17:30hrs!), fica complicado procurar outro local de treino na zona. Já para não falarmos em treino específico que deve (e tem) de ser feito com o rigor da pista.

Ana Pereira