segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Atletismo Português em alta na Europa


Este fim de semana Portugal esteve ao mais alto nível em provas realizadas no velho Continente.
Para começar,Sábado, no Meeting de Estugarda(resultados completos), Nelson Évora(na foto) esteve em plano de destaque ao vencer a prova de Triplo-Salto (17,17), estabelecendo assim a 2ª melhor marca mundial do ano da disciplina.A encerrar esta competição esteve presente Rui Silva, nos 1500m, a ser 4º classificado(3.40,71) melhor marca europeia do ano, mostrando estar já bom nível, a sua preparação para os Europeus de Pista Coberta no próximo mês em Birmingham.
O grande momento deste Meeting foi sem dúvida a obtenção do novo record do Mundo Feminino dos 3000m de Pista Coberta, pela etíope Meseret Defar(8.23.72) seguida da sua compatriota Messelech Melkamu(8.23.74). Destaque ainda para melhor marca europeia do ano na mesma distancia protagonizada pela britanica Joanne Pavey (8.31,50).
Já este Domingo em Istambul(Turquia) no decorrer da Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato(resultados completos), Portugal esteve mais uma vez em grande destaque, principalmente no sector feminino, com o Maratona a conquistar o titulo em Seniores , Analia Rosa(na foto) foi a melhor portuguesa(3º), com Mónica Rosa(5º) Jessica Augusto(6ª) e Leonor Carneiro(7ª), a demonstrarem mais uma vez o seu valor, com uma exibição muito coesa, perante as atletas russas e espanholas.
No sector Masculino, domínio esperado da equipa espanhola da Adidas, com a equipa portuguesa da Conforlimpa a ficar na 6ª posição. De salientar que os atletas portugueses não estiveram ao seu melhor nível, prova disso foi facto da desistência de Alberto Chaiça(lesão no pé) e Luis Jesus(entorse da tibiotársica) dois atletas que em condições normais dariam outro resultado à formação portuguesa. O melhor português foi Paulo Gomes(8º) seguido de Eduardo Henriques(18º), e Luis Feiteira(44º), que não estiveram como é obvio nos seus melhores dias.
Outro grande destaque nesta competição, vai para obtenção do 3º lugar alcançado pela equipa estreante do AC Codessos a apenas 2 pontos do 2º lugar obtido pela formação turca do Besiktas, no escalão de juniores Femininos, que contou com as boas prestações de Catia Galhardo(4ª) e Carla Martins(7ª)A outra equipa portuguesa presente neste escalão foi o SC Braga, a alcançar a 5ª posição.
Entretanto por cá disputou-se o GP Zeca Afonso em Grândola(resultados completos), vitoria ao sprint de Zé da Luz(Fabril) a superiorizar-se a um grupo formado por Manuel Silva(Conforlimpa – 2º) Paulo Guerra(Conforlimpa - 3º) Andrey Fadin(Rússia - 4º) e pelo meu grande amigo Nelson Cruz(5º), no final a diferença entre o vencedor e os restantes atletas deste grupo foi de 3 segundos!!! com a particularidade de ter sido atribuído o mesmo tempo ao 3º,4º e 5º classificados.
No sector feminino vitoria para Malgorzata Sobanska(Rússia), com Sandra Pinto(CS Marítimo) a obter a 2ª posição.
No Campeonato Nacional de Sub-23,(resultados completos) disputado este fim de semana em Espinho, quero destacar o desempenho do meu colega de treino e grande amigo Eduardo Mbengani, 2º nos 1500m(3.54,42) e 1º nos 3000m(8.14.04).A nível colectivo quero destacar o desempenho das minhas colegas de equipa, estiveram todas em bom plano, faltando agora confirmação da vitoria colectiva do GD Estreito, devido apresentação de um protesto da JOMA, por causa da desclassificação de uma das suas atletas na prova de ontem de 400m.Qualquer seja o resultado do protesto aproveito para dar aqui os meus Parabéns a todas a minha colegas de equipa, esperando que para a semana tenhamos mais uma vez motivos para festejar.
O único representante masculino do GDE, Paulo Gonçalves, esteve mais uma vez em grande plano ao sagrar-se Campeão Nacional de Sub-23 de Salto em Altura(2,08m)
Como tinha referido no Post anterior, decorreu este fim de semana o 1º Duatlo BTT do Jamor(resultados completos), com uma forte adesão de participantes, as vitorias na provas na principais foram para Lino Barruncho e Vanessa Fernandes.No sector masculino da prova principal quero destacar o 4º lugar obtido pelo meu grande amigo Luis Almeida, que recorde-se, ainda se encontra a recuperar da Maratona de Badajoz, realizada no passado Domingo.

Sem comentários: