domingo, 18 de março de 2007

Rever "a Familia"!

Estive ontem a assistir “in loco” ao Campeonato Nacional de Corta-Mato de Juvenis e Absoluto Curto (resultados completos) em Sintra, onde para alem de assistir ao desenrolar das provas, tive a oportunidade de estar junto desta minha segunda grande família que o Atletismo me deu oportunidade de conhecer. Muitos já não via a algum tempo, como por exemplo o grande Carlos Lopes ou a minha amiga Manuela Machado (é sempre uma festa quando nos vemos), é para mim uma grande honra conhecer e já ter convivido algumas vezes com estes dois grandes Campeões que muitas alegrias deram ao atletismo e ao nosso País!
Muitos mais membros desta grande família tive a oportunidade rever, como foi o caso logo assim que cheguei, do meu grande amigo Licínio Pimentel, a minha amiga “Lya”(Ercília Machado) e logo depois a Cláudia Pereira, Vítor Oliveira, Rui Teixeira, Mónica Silva e a Eunice Tavares, todos eles vindo de longe, mais propriamente do Norte do País (Mira, Estarreja, Águeda, Braga e Amarante) e com qual como e óbvio apenas tenho possibilidade de os ver nestas ocasiões, mas com quem já passei muitos bons momentos graças ao atletismo. Apesar de que, com algum deles graças a novas tecnologias (MSN) tenho a possibilidade de falarmos com muita regularidade. Quem também vi, vindo do Norte, mas optou por não participar, foi o meu amigo Nuno Costa, e já mesmo no final o meu grande amigo José Moreira(Cyclones) que hoje participa na Meia-Maratona de Lisboa.
Em relação à competição que também incluía o Nacional de Juvenis, neste escalão os vencedores foram Fábio Rebelo ( AA Pego Longo), atleta que “corria em casa” e é orientado pelo excelente “speaker” de serviço, o grande atleta português Luís Jesus, que de início ao fim deu outro colorido, que por vezes, falta neste tipo de competições. No sector feminino deste escalão a vitória sorriu à jovem atleta Daniela Cunha (U.D. Várzea), numa prova contou com 58 atletas (com grande predomínio de equipas no Norte País).Colectivamente as vitórias neste escalão foram para a AA Pego Longo em Masculinos e a UD. Várzea no sector feminino.
Na competição do Nacional Absoluto Curto Feminino, a vitória sorriu à minha amiga Claúdia Pereira(SC Braga), mais uma vez a provou o seu valor e mostrou que era uma das que poderia ter um lugar na selecção que vai participar no Mundial de Corta-Mato. Na 2ª posição surgiria Dulce Félix(FC Vizela), que depois da natural travessia no deserto, começa agora a reaparecer nos lugares da frente, enquanto que na 3ª posição surgiria a minha amiga “Sasy”(Sandra Teixeira – SCP).
Nesta prova quero destacar principalmente o 4º lugar da minha amiga “Lya”(Ercília Machado – SC Braga) a ser a 1ª sub-23, a ter assim um merecido prémio após uma época de Inverno algo complicada como eu já em anteriores posts tinha referido, devido ás inúmeras lesões que a afectaram. De realçar o 11º lugar(3ª Sub-23) obtido pela amiga “Nice”( Eunice Tavares - CR Estarreja) e o 18º lugar obtido pela minha amiga Mónica Silva(JOMA), ela que reaparece em competição após uma lesão que afectou a sua preparação durante algum tempo.
Do lado Masculino desta competição a vitória sorriu ao meu bem conhecido Ricardo Ribas(Maratona) surgindo na 2ª posição o meu amigo Rui Teixeira(Joane) e na 3ª posição outro meu grande amigo Licínio Pimentel(Joane), como se sabe estes 3 atletas irão representar Portugal no próximo Domingo no Mundial a disputar em Mombassa no Quénia!
Nesta competição estiveram presentes 3 grandes amigos que tiveram a felicidade de conseguir entrar no Top 10 desta sempre difícil distancia, o melhor deles foi o meu amigo e colega de treino Eduardo Mbengani (Marítimo) na 6ª posição, seguido de elemento pertencente ao meu grupo treino o seu colega de equipa Túlio António(7º) e 1 segundo depois surgiria o meu grande amigo Nelson Cruz(URD Caxienses).Quero também destacar nesta prova a presença em ritmo de treino mais rápido dos meus amigos gémeos Bruno e Hugo Menino 141º e 142º respectivamente, numa prova no qual concluíram 174 atletas!!!.
Colectivamente em relação ao Nacional de Absoluto de Corta-Mato curto, vitórias para o Joane em Masculinos e para o SC Braga em Femininos.

3 comentários:

Rodrigo Silva disse...

Grande Ricardo

O Nelson esteve em grande nivel hoje na meia de Lisboa - 1:04:55 ! è um campeão ! Olha quando vires a Claudia Pereira dá-lhe um beijo por mim e dá-lhe muita força, diz-lhe que ela já é muito forte e ainda há de ser mais, é uma injustiça ela não ir a Monbassa, bem o merecia...

Anónimo disse...

Eu também por lá estive, mas só cheguei a tempo de ver a prova dos séniores masculinos. E deu para ver-te de máquina na mão no meio do percurso.

Anónimo disse...

Cm é ricardo, cm vai essa forma?tb gostava de ter estado presente no cross curto, vistoser raro os campeonatos serem na nossa zona, mas as obrigaçoes académicas não deixaram.adiciona-me no msn trigaxeiro@hotmail.com, pra saber das performances do pessoal. abraço