sábado, 7 de abril de 2007

De Constância a Ferrara


O dia de hoje, devido ao facto de amanha ser Domingo de Páscoa, ficou marcado em termos de competições ao nível do Atletismo, pela realização esta a manhã do 19º GP da Páscoa (resultados completos) em Constância, onde se destaca a presença só na prova "Rainha" (10 kms) de 450 atletas.
Na prova principal a vitoria sorriu a Bruno Paixão (AC Portalegre) seguido de Nuno Varela (AC Marinhense), com João Vieira (SUC) a completar o pódio.
No sector Feminino vitória para Beatriz Cunha(JOMA), cabendo o 2º lugar por pertencer à veterana Maria Lucas (SUC), enquanto o 3º lugar seria para a júnior Carmen Tavares (SC Reboleira).
Nesta prova que foi marcada pelo elevado nº de atletas da chamada “alta manutenção” que animam as provas quer haja ou não prémios monetários, quero destacar a presença de alguns dos meus companheiros diários de treino no final de tarde na Pista Municipal da Sobreda (Almada).Entre eles o que mais se destacou foi o meu amigo Carlos Alpoim(49º), que se não estou em erro bateu o seu record pessoal nos 10 kms.
Mais atrás chegou Rodrigo Gordinho(82º) enquanto que o meu grande camarada “El Coxo” surgiria um pouco mais atrás(96º).

Já esta tarde na bela cidade italiana de Ferrara disputou-se mais uma edição da Taça da Europa de 10000m (resultados completos) que como é sabido contou com a presença de 5 atletas portugueses.
Na prova Masculina o vencedor foi o alemão André Polmeacher(28.17.17) seguido do austríaco Guenther Weidlinger (28.19.11) e do espanhol Carles Castillejo(28.32.70).
O melhor português foi Rui Pedro Silva(5º - 28.56.66), uma estreia que esperemos venha a prometer algo mais nesta distância.
O 2º português foi o já veterano e muito experiente nestas andanças José Ramos (11º 29.22.32), seguido do meu grande amigo Licínio Pimentel (12º - 29.29.80), o outro representante masculino, Ricardo Ribas foi um dos muitos desistentes nesta prova.
Portugal acabou por apesar de todas circunstancias, alcançar a 3ª posição a nível colectivo, não muito atrás da grande favorita Itália(2ª) com a Espanha a surgir como vencedora devido ao seu natural domínio com 3 atletas entre os 10 primeiros.
Na prova Feminina a única representante portuguesa, Jessica Augusto, em estreia nesta distância, acabou por desistir, apesar desta prestação menos positiva, não nos podemos esquecer a brilhante época de Inverno que esta atleta acabou por fazer.
Nesta prova a vitória foi para a grande favorita, a turca Elvan Abeylegesse (31.25.15), com a ucraniana Tetyana Holovchenko(31.59.98) a ser 2ª classificada e com a belga Nathalie de Vos (32.07.62) a completar o ultimo lugar do pódio.

A finalizar este post, queria fazer uma breve referência para a votação da melhor atleta europeia do mês, (clique aqui para votar) onde está incluída a portuguesa Naide Gomes, recentemente Campeã Europeia de Salto em Comprimento em Pista Coberta.
A votação está ao dispor de todos, devendo ser feita até as 00h00 do dia 10 de Abril.

1 comentário:

Anónimo disse...

20º G.P. constância -----19 no