domingo, 22 de abril de 2007

De Quarteira a Londres


Decorreu esta manhã em Quarteira mais uma edição do Campeonato Nacional de Estrada(resultados completos), com o titulo em Masculinos a ir para o já muito experiente veterano Luis Jesus da Conforlimpa, a vencer ao sprint o jovem atleta do Maratona Rui Pedro Silva, mas a serem seguidos de muito perto por Paulo Gomes (Conforlimpa).
A nível colectivo domínio avassalador da equipa das limpezas sobre o principal opositor, o Maratona, conseguindo desta forma “vingar” o 2º lugar colectivo obtido o mês passado no Nacional de Corta-Mato Longo. A Conforlimpa fechou com o 5º lugar de Luís Feiteira, o que demonstra bem hegemonia da equipa. O 2º homem do Maratona seria o jovem Hermano Ferreira(7º), seguido seus colegas de equipa Manuel Damião(8º) e José Maduro(9º).
Entre os 10 primeiros decidia-se desta forma classificação das duas primeiras equipas.
A fechar o pódio a nível colectivo surgiria sem surpresas a equipa do Joane “liderada” pelo meu grande amigo Licínio Pimentel (18º) seguido seus colegas de equipa Filipe Pedro(19º) e o veterano Manuel Pacheco (20º), com ausência inesperada entre os lugares da frente do Vice-Campeão Nacional de Corta-Mato Curto Rui Teixeira, o 4º elemento desta equipa seria Vítor Oliveira(26º).
A nível de prestações individuais de destacar o excelente desempenho dos meus amigos Sérgio Silva(12º),Nuno Costa(13º - 1º Sub-23) e Nelson Cruz(16º), este ultimo, uma semana após a sua participação na Maratona de Lisboa.
No sector feminino vitoria mais do que esperada da grande favorita, Jessica Augusto (Maratona), com a veterana Fátima Cabral(Açoreana Seguros) a ser 2ª classificada, vencendo por escassos 3 segundos a bracarense Marisa Barros, que ocuparia desta forma o ultimo lugar do pódio na competição Feminina.
Na 4ª posição surgiria a minha colega de equipa Sara Moreira, a sagrar-se Campeã Nacional de Sub-23!
A nível colectivo em Femininos, vitória mais do que esperada do Maratona, com SC Braga na 2ª posição e Açoreana Seguros a completar o pódio.

Em Inglaterra também esta manha decorreu a mitíca Maratona de Londres, com vitoria num emocionante sprint final para o queniano Martin Lel (2h07.41), com o marroquino Abderrahim Goumri (2h07.44) a ser 2º classificado, com outro queniano Félix Limo(2h07.47) a ocupar o ultimo lugar do pódio, numa prova em que os 8 primeiros acabaram bem abaixo das 2h09!!! e no qual desistiram grandes figuras do atletismo Mundial como são os casos do etíope Haile Gebresselasie, do italiano Stefano Baldini e do marroquino Khalid Khanouchi, todos eles candidatos à vitoria na final!
No sector feminino onde também houve um bom lote de atletas e resultados de grande nível, a vitoria foi para chinesa Chunxiu Zhou (2h20.38), com a etíope Gete Wami(2h21.45) a ser 2º classificada, e a romena Constantina Tomescu(2h23.55) a surgir na 3ª posição.

As provas que aqui hoje destaquei, foram as duas provas mais importantes quer a nível nacional quer a nível Mundial, em relação a informações acerca de outras provas que hoje se disputaram poderão consultar também os já conhecidos blogs da Revista Atletismo, e dos meus amigos Marco Gomes e Arménio Felismino.

Sem comentários: