quinta-feira, 5 de abril de 2007

O Dever do Estado

Nesta altura do ano, normalmente por altura das férias escolares da Páscoa a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) aproveita e muito bem a oportunidade de realizar vários estágios divididos pelos respectivos sectores, dando assim oportunidade a jovens talentos e atletas já com provas dadas, de aperfeiçoarem técnicas e conhecimentos, bem como permite um salutar convívio, essencial para que tudo corra da melhor forma neste tipo de concentrações e permite criar as condições ideais que normalmente os atletas nao tem!
Em relação aos jovens, regra geral a chamada para estes estágios, não lhes causam problemas de maior, visto que estão período de férias escolares.
Mas no caso dos atletas já maiores de idade, as coisas já não são bem assim, porque tirando “meia dúzia deles” que são realmente profissionais de atletismo, a grande maioria, visto esta modalidade (infelizmente) não ser tratada da mesma forma de quem dá uns pontapés numa bola e treina apenas uma vez por dia, tem a sua vida profissional, para alem de ainda terem de arranjar o tempo necessário para treinar 2 vezes por dia!
È de uma tremenda injustiça, um atleta que tem o seu trabalho como qualquer outro cidadão comum, ser convocado para um estágio de uma semana, e não haver forma de colmatar a perda desse período no seu vencimento quando chega ao final do mês, pois como é óbvio nenhuma entidade patronal vai pagar a quem não está presente no local de trabalho.
Acho que nestes casos haveria de haver uma intervenção do Estado, de modo a precaver este tipo de situações, pois quando alguém é convocado para um estágio, é um possível candidato a representar o nosso País, por isso deviam ser dadas pelo menos as condições mínimas!
Porque não criarem uma lei em que neste tipo de situação se pudessem proteger os direitos dos funcionários em causa? Ou então o próprio Estado dar um Subsidio suplementar à FPA para este tipo de situações, pois não é com o mísero subsidio que a FPA recebe, que vai proceder ao pagamento neste tipo de situações, neste aspecto tenho concordar, (como já o afirmaram publicamente) é incomportável!
Porque de outra forma, os vencimentos já são tão baixos, que quem é que vai abdicar de uma semana de trabalho para poder integrar um estágio?
Era altura do Estado compensar minimamente uma modalidade que muitas alegrias têm dado ao nosso País!
Aproveito para desejar uma Santa e Feliz Páscoa para todos!

Sem comentários: