segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Osaka Dia 3 – Nelson Évora “Voa” para o Ouro

Eis que ao 3º dia de competição (resultados completos) nestes 11ºs Campeonatos do Mundo de Atletismo em Osaka, a “Portuguesa” fez ouvir no Nagai Stadium, o responsável, claro está, NELSON ÉVORA, que na final do Triplo Salto, arrebatou a Medalha de Ouro com um sensacional salto de 17,74 metros, batendo desta forma o seu anterior record nacional (17,51) por 23 cms!!!
Com este feito, o atleta português sagrou-se CAMPEÃO DO MUNDO DE TRIPLO SALTO.
Foi de facto espantosa a sua actuação nesta final, tanto que mesmo o seu pior salto a 17,39 lhe daria o 3º lugar (Medalha de Bronze). A completar o pódio desta final ficou Jadel Gregório (Brasil) com 17,59 metros e Walter Davis (EUA) com 17,33 metros.
Já à algum tempo que Nelson Évora demonstrava estar entre os melhores do Mundo, e hoje foi o dia da sua consagração, é mais que justo este prémio, pela sua regularidade, pela sua dedicação e empenho longo de muitos anos que já leva de Atletismo. Mas por detrás de um grande atleta, está sempre um grande treinador, refiro-me ao seu treinador de sempre, o Professor João Ganso, este resultado também é dele, pois foi quem esteve ao lado de Nelson em todos bons e maus momentos da sua carreira, e o soube preparar para que chegasse a esta altura no seu melhor momento de forma.
Nunca é demais recordar que neste resultado estão muitos anos de esforço e dedicação, os meus PARABÉNS para ambos!
Na outra final do dia com presença portuguesa, esteve a minha amiga Sara Moreira, depois da espantosa qualificação para a final de 3000 metros Obstáculos.
Infelizmente as coisas acabaram por não lhe correr da melhor maneira, devido a uma aparatosa queda num dos Obstáculos quando o pelotão formado pelas 15 finalistas ainda seguia compacto, mas apesar da queda, Sara ainda teve forças para colar à cauda do grupo, mas não resistiu ao forte andamento imposto, acabando mesmo assim em 13º lugar com 10,00.40.Mais uma vez Parabéns Sara, pela garra que demonstraste apesar dessa contrariedade, agora é hora de recarregar baterias, para o ano tens nova oportunidade em Pequim!
A vitoria na prova sorriu a Yeketerina Volkova (Rússia) com 9.06.57 seguida da sua compatriota Tatyana Petrova com 9.09.l9, enquanto que na 3ª posição ficou Eunice Jepkorir(Quenia) com 9.20.09.
Na parte manha desta 3ª jornada, entrou em acção Naide Gomes na prova de Qualificação do Salto em Comprimento, e a actual Campeã da Europa de Pista Coberta não deixou os seus créditos por mãos alheias, fazendo um salto a 6,96 metros e efectuando a melhor marca do Grupo B de qualificação para a Final que está marcada para amanhã ás 20h50 locais (12h50 portuguesas).

2 comentários:

Hugo disse...

A Sara tem de recuperar bactérias???

Runnerboy79 disse...

Peço desculpa pelo erro ortográfico, bem visto Hugo.Obrigado pela detecção do erro. 1 Abraço