segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Atletas portugueses em Destaque

Devido ao grande numero de provas realizadas este fim de semana decidi fazer 2 posts um sobre vasta participação portuguesa em Espanha (com bons resultados) e outro sobre as múltiplas competições disputadas por cá.
Deste modo no Cross Internacional de Itálica,(Sevilha – resultados completos), que contou com ausência por lesão do português Fernando Silva,(aproveito para lhe desejar rápidas melhoras) na prova principal Masculina domínio dos irmãos Etíopes Kenenisa e Tariku Bekele, 1º e 2º respectivamente relegando para a 3ª posição Abraham Chebii(Quénia), em termos de participação portuguesa o melhor foi Manuel Damião(10º na foto) logo atrás do reputado atleta espanhol Juan Carlos de la Ossa, mais atrás surgiam Luís Feiteira(19º) António Silva(20ª) e Vítor Reis(22º) boa prestação destes dois jovens atletas.
Na prova Feminina que contou 5 elementos da equipa portuguesa Campeã Europeia de Corta-Mato, vitória para Gelete Burika(Etiópia) seguida de Vivian Cheruyot(Quénia) e de Yimer Yude(Etiópia), a melhor portuguesa foi Anália Rosa(6ª - 2ª europeia), logo atrás da húngara Aniko Kolovics. Outras portuguesas em prova foram Leonor Carneiro (10ª) Mónica Rosa (14ª)Ana Dias(16ª) e a minha amiga Cláudia Pereira(24ª).
Ao contrário do que é habitual, devido a proximidade com a fronteira portuguesa, estiveram presentes vários jovens atletas portugueses, com destaque para a vitória de Pedro Cirne(Grecas) na prova de Juniores, seguido de Bruno Albuquerque(Mangualde), (quem disse que não existem jovens valores???) também neste escalão estiveram presentes Paulo Pinheiro(6º) e Jorge Santa Cruz(14º) de destacar que nesta prova estiveram presentes 111 atletas!!!Na prova de Juniores Femininos mais uma boa prestação portuguesa, Carla Martins(2ª).
Curiosidade nesta competição para a presença de outros grandes nomes do atletismo mundial, homenageados pela organização a comemorar o 25º aniversário, onde se incluíam dois Portugueses.Numa prova à parte onde se incluíram os escalões de absolutos masculinos e femininos e ainda um escalão de veteranos.
A vitória em Absolutos foi para o grande atleta etiope Haile Gebresselasie, que chegou de maos dadas com outro conceituado atleta que venceu no escalão de Veteranos, o queniano Paul Tergat,(isto era impensavel á uns anos!!!) que neste escalão acabou por vencer outro conceituado atleta mundial Osoro Ondoro(Quénia) com o português Paulo Guerra a surgir na 3ª posição, o outro atleta português homenageado pelo organização foi Domingos Castro, 98º no escalão de veteranos, numa prova que contou com 566 atletas!!! no total. Em Absolutos Femininos vitória para Merina Denboba(Etiópia)
Também em Espanha no XXX Cross Memorial Jesus Luís Alós(resultados completos) em Huesca, esteve presente Jessica Augusto a conquistar mais uma vitória na principal prova feminina, ficando a espanhola Rosa Morató na 2ª posição e Nebiat Habtemarian(Eritreia) na 3ª posição.De salientar que no sector Masculino o vencedor foi Yonas Kifle(Eritreia).

Sem comentários: