quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

O Fenómeno das Caminhadas

Parece que os Portugueses estão a começar a dar outra importância ao seu bem-estar e a sua saúde.
Começa a ser frequente ao início do dia ou ao final da tarde, ao percorrermos os imensos parques ou até mesmo Pistas de Atletismo, verificarmos a quantidade de pessoas que começou a aderir à moda das caminhadas.
Esta é uma boa forma de muitas das pessoas começarem a tomar gosto pela prática desportiva, e de combater o sedentarismo que se vinha aos poucos a instalar na sociedade portuguesa e que nos estava a tornar pouco “americanizados”!
Já algum tempo, quando vou treinar de manhã até ao Parque da Paz em Almada, perto da zona onde moro, reparo na quantidade de pessoas que estão aderir à moda das caminhadas, de semana para semana vai aumentando número de pessoas com qual me cruzo. Cada um no seu ritmo, lá vão em grupo ou sozinhas na sua caminhada, de forma a fortalecerem aos poucos o seu corpo e a sua mente, pois a cada dia que passa, tenho a certeza que se vão sentido melhor consigo próprias, e ao fim de um tempo já não conseguem passar sem sua caminhada, ou seja começam a ter os “sintomas” dos verdadeiros praticantes da corrida, que não conseguem passar um dia sem fazer o seu treino. Por isso muitos deles acabam por passar da caminhada, para a prática da corrida, é algo que esta suceder cada vez mais e isso até já se vai reflectindo no número de participantes que estão presentes domingo após domingo nas várias provas de atletismo que se disputam um pouco por todo País.
Muitas organizações já começam ter(e muito bem) uma atenção especial para com os praticantes de caminhadas!
É sem duvida uma boa forma cativar mais pessoas para modalidade, e fazer com que o Atletismo vá ganhando mais adeptos.

1 comentário:

Anónimo disse...

é um fenómeno k se está a generalizar e finalmente uma moda boa, ao contrario do k é costume no nosso Portugal.vamos a ver é se estas pessoas são um sinal de mudança e enriquecimento da nossa cultura desportiva, de modo a ser valorizado o esforço dos atletas que fazem do atletismo um desporto impar e de pura verdade desportiva